Grandes problemas, grandes soluções!

Uma das perguntas mais frequentes que nos colocam é como utilizar os carimbos grandes.

Como é que se coloca a tinta? Posso utilizar qualquer almofada para carimbo?


Bem, na verdade existem várias respostas. Tudo depende da técnica mais prática para o cliente.


Antes de começar, deves garantir que carimbas sobre uma superfície lisa e que a área do carimbo com o desenho está coberta de tinta.


Almofadas pequenas com carimbos grandes:

Esta técnica é a mais económica, porém é das mais demoradas. Para além de demorar mais tempo, as almofadas de tinta pequenas nem sempre têm tinta da melhor qualidade.

Para passar a tinta para o carimbo da forma correta deves dar toques leves na almofada para garantir que toda a parte do carimbo que tem relevo fica coberta de tinta.


Almofadas para carimbos grandes com carimbos grandes:

É a técnica que mais utilizamos aqui na Sim Carimbo. As almofadas para carimbos grandes têm 100x100mm (10x10cm), uma área superior às almofadas de carimbo convencionais e foram desenvolvidas com a parte da esponja saída para fora, para poder cobrir toda a gravura do carimbo mais facilmente. A medida de 100x100mm também é feita especificamente para poder caber na mão, para que exista a possibilidade de pegar na almofada e tocar com ela por toda a gravura do carimbo.

Estas almofadas são carregadas com a tinta Shiny Supreme, que é uma tinta de alta qualidade. Por ser mais viscosa que as tintas de carimbo “normais”, permite que exista um melhor transporte de tinta da almofada para o carimbo, bem como permite resultados com cores mais intensas e opacas.

À semelhança das almofadas pequenas, para passar tinta para o carimbo deves dar toques leves na almofada e verificar que apenas o relevo do carimbo está coberto de tinta.




Técnica de linogravura, rolo e tintas:

Outra técnica, que apesar de exigir um pouco mais de prática, tem excelentes resultados é a utilização de rolo com tinta no carimbo.

Esta técnica consiste em esticar a tinta sobre uma superfície lisa, para a tornar mais “fina” e depois aplicar na gravura do carimbo. Aconselha-se a tinta utilizada na linogravura, porque como é uma tinta de secagem mais lenta é também mais adequada para utilizar nos carimbos. Também é uma técnica muito útil se quiser carimbar em tecido.


Cada cliente deve procurar a técnica que mais se adapta às suas necessidades, tendo em conta o orçamento que tem disponível e o tempo que pode gastar na aplicação dos carimbos.

Deixamos estas três sugestões, porém existem muitas mais, cada uma adaptada ao tipo de material e ao conforto do utilizador.


Tens alguma técnica diferente para utilizar carimbos grandes? Partilha-a connosco!



155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo